Novidades

Blog

 

EGRESSA DO ENSINO MÉDIO DO COC BALNEÁRIO CAMBORIÚ É APROVADA EM 7 UNIVERSIDADES NO EXTERIOR!

06/04/2022

LETÍCIA DUTRA MIOTTO – APROVADA EM 7 UNIVERSIDADES NO EXTERIOR. Egressa do Ensino Médio do COC

Egressa do COC Balneário é aprovada em diferentes universidades no exterior. A aluna Letícia Dutra Miotto teve esse resultado, que foi confirmado nos últimos dias, depois de uma série de etapas executadas ainda no ano de 2021.  As aprovações aconteceram nas seguintes universidades:

- Bowling Green State University;

- University of North Carolina;

- University of Minnesota;

- University of Tennessee;

- University of Utah;

- University of Illinois;                                                                                                       

- University of South Florida.

Letícia optou por estudar na University of Illinois, em Chicago.

Até a aprovação, as instituições seguem algumas etapas, que variam de acordo com cada universidade. Neste momento, vale destacar o processo de ''application'', que consiste em uma série de avaliações acadêmicas e pessoais nas universidades. É importante ressaltar que a experiência relatada aqui aplica-se ao curso de Arquitetura, que foi o escolhido.

Os principais requerimentos para esse processo são: históricos escolares do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nota do SAT, nota da TOEFL, ''resume'', cartas de recomendação, redação Common App e redações específicas. No caso do curso escolhido por Letícia, que é um curso consideravelmente artístico, foi necessário, além desses documentos, o envio de um portfólio de arte da candidata.

Equivalente ao SAT, existe o ACT (ambas são provas de conhecimento), assim como existe o IELTS na equivalência ao TOEFL (ambas provas de proficiência de inglês). O candidato pode treinar e decidir a qual modelo se adapta melhor.

O ''resume'' é um estilo de currículo, porém acadêmico. Nele, o candidato fala um pouco sobre os cursos que já fez, atividades extracurriculares, premiações, projetos sociais de que, possivelmente, tenha participado, ou seja, tudo que seja relevante e que tenha participado dentro e fora de sala de aula.

As redações específicas são exclusivas das universidades escolhidas, ou seja, cada uma pode solicitar um tema diferente ou decidir nem solicitar essa atividade. Em razão disso, é muito importante pesquisar durante a preparação. A redação Common App é um texto sobre o candidato. Anualmente, o Common App libera sete temas, todos voltados para uma escrita bem pessoal. Essa redação é muito importante para as universidades conhecerem melhor os candidatos, suas ambições e seus objetivos.

As cartas de recomendações são escritas por dois professores do Ensino Médio, preferencialmente próximos aos alunos para que possam explicitar como são esses estudantes dentro da sala de aula e como foi a experiência de tê-los como alunos, e uma pelo(a) diretor(a) da escola, que deve focar o desempenho geral escolar, os progressos e as atividades extras.

Estudar em um novo país traz muitas vantagens, e a Letícia citou algumas:

- Imersão cultural: arquitetura é um curso histórico e conhecer novas culturas e suas arquiteturas terá grande peso ao exercer a profissão.

- Contato com construções clássicas, medievais e modernas: muitas cidades dos Estados Unidos possuem uma arquitetura moderna, algo que chama a atenção de turistas e arquitetos do mundo todo.

- O peso de um currículo acadêmico internacional: inegavelmente, muitas portas se abrem para que completa seus estudos no exterior.

- Já em um âmbito pessoal, estudar no exterior é uma experiência única, algo que o fará sair da sua bolha e proporcionará momentos únicos e inesquecíveis. Morar sozinho em um país diferente pode não ser uma tarefa fácil no início, mas será um grande passo para o seu amadurecimento profissional e, certamente, pessoal.

Compartilhe

 

Mais Posts