Novidades

Blog

 

METODOLOGIA ATIVA: CONHEÇA ALGUNS TIPOS DESSA GRANDE ESTRATÉGIA DE ENSINO

25/11/2022

Todos nós conhecemos uma sala de aula tradicional, afinal já passamos por inúmeras delas ao longo da nossa jornada estudantil. Tudo ao nosso redor sofre alterações o tempo todo, isso não pode ser diferente no processo de ensino. Hoje, os estudantes estão muito mais conectados, antenados e ligados em tudo o que acontece no mundo, como, então, colocá-los sentados, pedir que fiquem quietos e apenas ouçam? Se nos colocarmos no lugar deles, fica fácil ver que não estão numa posição confortável. O jeito é traçar estratégias para transformar o processo de aprendizagem em algo muito mais interessante para os nossos jovens alunos. A grande questão é: como fazer isso? Uma ideia é deixar para trás essas práticas passivas e priorizar, sempre que possível, as metodologias ativas.

O que são metodologias ativas?

São estratégias que colocam o estudante no centro do processo de aquisição de conhecimento, ou seja, tiram-no da posição de ouvinte e colocam-no como peça-chave. É claro que isso vai exigir muita maturidade do grupo discente, cabe ao professor avaliar qual o melhor momento para colocar tudo isso em prática. O educador se torna o mediador do processo!

 

Quatro exemplos de atividades que envolvem a metodologia ativa

 

  1. Trabalhar em cima de problemas

A aprendizagem baseada em problemas consiste no fato de apresentar problemáticas aos estudantes e fazê-los pensar sobre eles. Essa metodologia deve ser aplicada em grupo para que os alunos consigam discutir, entender as questões do problema e finalizar com a apresentação de uma solução.

 

  1. Projetos

Nesta metodologia, os estudantes devem, sob supervisão do professor, elaborar um projeto. Essa atividade exige dos alunos uma competência que eles usarão ao longo da sua vida, que é a elaboração de planos de ação. Os estudantes precisam definir e, principalmente, seguir os planos traçados, levando em conta, por exemplo, as metas e os prazos que foram pré-definidos.

 

  1. Sala de aula invertida

Esta é uma das metodologias ativas mais utilizadas em todo o ambiente educacional. Ela consiste em, de fato, inverter os papéis: o professor vira o ouvinte e os alunos precisam pesquisar e explicar um tema definido previamente. Para realizar essa tarefa com maestria, os alunos precisam estudar bastante, já que eles apresentarão o conteúdo aos colegas, tirando dúvidas sempre que elas aparecerem. É claro que o professor deve estar atento no momento das apresentações para não deixar seus estudantes em uma posição constrangedora, mas sem invadir o espaço. Além disso, é muito importante que haja uma orientação durante a construção desse trabalho, pois os alunos precisam de dicas sobre os conteúdos e até sobre técnicas de apresentação!

 

  1. Gamificação

Como o nome já sugestiona, essa metodologia traz elementos de games para a sala de aula, o que envolve muito os alunos! Com desafios e regras, o professor guia os jogos e faz com que os estudantes busquem as respostas. Tudo é realizado de uma forma muito dinâmica e lúdica, e a competitividade estimula a participação de toda a sala.

 

Esses exemplos de atividades que aplicam a metodologia ativa (e todos os outros que existem) proporcionam resultados muito positivos aos alunos, como a melhora da capacidade oral e escrita, o desenvolvimento da autonomia, o vínculo estabelecido entre professores e estudantes e tantos outros que poderia citar aqui para vocês! Tente inserir alguma metodologia ativa em suas aulas e estimule a sua equipe a fazer o mesmo. Com certeza, essa ação trará bons frutos a todos os envolvidos!



Postado por: Paula Volpato

Compartilhe

 

Mais Posts